DESPACHO DE BAGAGEM VOLTA A SER GRATUITO | UaiSôMochilando News

Despacho de bagagem em voos pode voltar a ser gratuito


A Câmara dos Deputados aprovou em 26 de abril de 2022 a retomada de despacho gratuito de bagagem de até 23 quilos em voos nacionais e de até 30 quilos em voos internacionais. Agora, a emenda deve seguir para o Senado para aprovação.


Em 2016, a Anac publicou uma resolução que permitia ao passageiro o direito de levar uma bagagem de mão de até 10 quilos na cabine
, mas, em contrapartida, autorizava as companhias aéreas a cobrarem por bagagens despachadas.
Na época, a justificativa era que com a cobrança pelo despacho das bagagens, as passagens aéreas teriam uma redução de preço pela concorrência que seria gerada. Algo que não aconteceu.

Pelo contrário, o que vimos foi um aumento exorbitante dos preços. Seja por conta da pandemia, ou pelo aumento do preço do combustível de aviação, ou qualquer outra coisa. 
A verdade é que nem mesmo na época houve redução. Além disso, muitas companhias tiveram queda na qualidade dos serviços prestados.

Em 2019, já houve uma tentativa de retornar a gratuidade pelo despacho das bagagens, mas a votação foi vencida e a cobrança permaneceu. 

Só agora, a Câmara dos Deputados aprovou emenda que restabelece a gratuidade de bagagens despachadas nos voos. A MP seguirá para o Senado e ficamos aqui na torcida para seja aprovada!

--------------------------------------------------------
Fonte: g1 Noticias
Data: 26/04/2022 - 07:22hs
--------------------------------------------------------