CACHOEIRAS - DIAMANTINA MG - PARTE I

Por: Junior de Carvalho




Minas é um dos estados mais bonitos e ricos do Brasil! Não é por ser o estado onde moramos que estamos falando isso, mas basta fazer uma breve e leve pesquisa; colocar uma mochila com algumas mudas de roupa nas costas e "cair nas estradas" de Minas Gerais, para confirmar isso.




Nosso estado e suas cidades históricas com muitas belezas naturais encantam mochileiros de todo mundo. Neste post vamos falar de um lugar muito especial...

Diamantina foi fundada em 6 de março de 1831 e possui uma grande carga história em suas vielas.

A cidade faz parte do circuito da Estrada Real, é chamada assim por causa das minas de diamante, encontradas na região por volta do seculo XIX.

O caminho para Diamantina, partindo da capital mineira, é seguindo pela BR040, até Sete Lagoas, entrando pela BR135, até Curvelo, quando novamente trocamos de rodovia, pegando a BR259, são aproximandamente 4 horas de estrada, sem se esforçar, numa estrada razoavel.

PONTOS TURÍSTICOS


Cachoeira dos Cristais


Esta é um cachoeira que, se você for a Diamantina, tem de visitar. Ela tem fácil acesso, somente 12km da cidade.

A cachoeira dos cristais é de fácil acesso, tem água limpa, queda bonita e poço gostoso; tem lugar para deixa o carro bem próximo. De negativo apenas o fato de que apresenta perigo de quedas em virtude das pedras. 

As fotos impressionam e é por esse motivo que indicamos o lugar.


Cachoeira da Sentinela


O acesso a cachoeira é bem fácil e a paisagem é esplêndida, o que rende ao mochileiros/viajante ótimas fotos. 

Indo visitar o Parque Estadual do Biribiri a visita a esta cachoeira é obrigatória.

placa aos visitantes
A cachoeira parece ter sido esculpida a mão, pois está em uma laje de pedra em degraus do rio, ao continuar o no seu leito forma uma laje com várias mini piscinas onde podemos avistar quando passamos pelo estreita ponte no caminho.



Cachoeira do Telesforo



Nenhuma foto consegue retratar a beleza única desse lugar! 

Uma mistura de muita água, pedra, serra e um infinito de areia branca que dá a impressão de se estar em uma bela praia. 

O lugar tem local para acampar, apesar de não ser "camping", mas não tem estrutura de banheiros. 


Paga-se R$ 10,00 para visita e R$ 50,00 (taxa única) para acampar! Outra grande vantagem é que no local o carro chega praticamente na areia, então dá para levar as coisas de se utilizar e é muito boa para as crianças também.

Se a pessoa gosta de cachoeira e de praia, com certeza vai amar este lugar, visto a cacheira ser paradisíaca e ter forte semelhança com praia de água doce. Simplesmente um lugar perfeito.




Mochileiros, na próxima postagem vamos falar sobre museus em Diamantina, o que encontrar pela cidade e um pouco de gastronomia. Então não percam!