CIRCUITO DAS GRUTAS - GRUTA REI DO MATO

Por: Junior de Carvalho



Olá amigos mochileiros, tudo bem com vocês? Continuando a série sobre as grutas do chamado "Circuito das Grutas", vamos falar hoje de uma bela gruta situada em Sete Lagoas - MG, a Gruta Rei do Mato.






A Gruta Rei do Mato é uma Unidade de Conservação Estadual de Proteção Integral desde 25 de agosto de 2009, um patrimônio administrado e gerenciado pelo IEF (Instituto Estadual de Florestas).



Como possui muitas formações de estalagmite e estalactite raras em todo o mundo, foi também está inserida na Rota Lund, projeto do Governo de Minas de criar um circuito turístico pela região cárstica do entorno da capital.
Considerada uma das 50 maiores cavernas de Minas Gerais, pela Sociedade Brasileira de Espeleologia, a Gruta impressiona pela dimensão, com 998 metros de extensão, sendo 220 visitáveis através de passarelas e escadarias, e pela profundidade de seus salões, com desnível de 30 metros. 

Os especialistas consideram a Rei do Mato uma gruta “viva”, pois está em contínuo processo de formação, devido à ação da água...  na Grutinha, que fica ao lado da Rei do Mato, existem pinturas rupestres, feitas com sangue e gordura vegetal, que datam de aproximadamente seis mil anos.