A DESTRUIÇÃO NA CATEDRAL DE NOTRE-DAME EM PARIS | UaiSôMochilando Blog

Por: Junior de Carvalho



Incêndio em Notre-Dame: 'Não restará nada', diz porta-voz da catedral de Paris.


E a humanidade vai perdendo a sua história graças a sua própria ação.

Negligencia ou algo fatídico?  O fato é que a interferência da humanidade em todas as coisas resulta em destruição.

A prova disto é que, mais um patrimônio da humanidade foi destruído pelo fogo.


- Exemplo Claro no Brasil


A destruição por um incêndio no Museu Nacional já havia sido o cúmulo do absurdo e jamais imaginaríamos que pudesse acontecer em um lugar como a Europa, afinal o Brasil é o lugar do "jeitinho". 

E é mesmo, se tem um país da avacalhação é o Brasil.


Até hoje não se sabem as reais causas do acidente. Oficialmente o incêndio teria começado devido a um curto circuito em uma tomada. "simples assim".

O que se sabe é que um acervo histórico "ficou gravemente danificado" por conta da ação humana.


- Agora na Europa, Paris.


Em Notre-Dame, uma reforma "sem fim" ocorrida. 

Se, antes do ocorrido, me dissessem que iria acontecer algo semelhante, e com a Catedral de Notre-Dame, eu iria rir horrores. Afinal só no Brasil há falta de cuidado e há negligencia com estas coisas. "Pobre de mim e de quem pensa isto",  pois aconteceu e "de forma preliminar", dizem que um elevador provisório, que era usado na reforma, teria tido um curto circuito e causado o incêndio.

Só que não era de se esperar em "na Europa" tivéssemos um acidente deste tipo, mas a humanidade perde um mais um monumento, ou ao menos a originalidade dele.




- Teoria Absurda de Conspiração / Terrorismo.

Então, agora fala-se de "terrorismo" ou de "atentado ao patrimônio por questões religiosas", que estaria sendo atribuído aos muçulmanos por ser uma catedral católica.

Se pensarmos que o nosso "planetinha terra" está cada vez menos intolerante, cabe esse raciocionio. Entretanto devemos lembrar que é preciso avaliar "como aconteceram os fatos" antes de sair "falando quaisquer asneiras".

O incêndio aconteceu no telhado, parte que estava em obras. Somente se o "terrorista" quis causar o incêndio sem que matassem pessoas e somente destruísse o patrimônio da catedral.

De toda forma, entendam o que ocorreu como uma perda, uma lugar que nenhum de nós irá poder visitar com os aspectos originais. Quem conheceu, conheceu e quem nao teve a oportunidade de visitar e for, vai visitar sem as originalidade e com o sentimento de que um dia houve ali a destruição pelo fogo.


Torcemos para que um dia nós do UaiSôMochilando possamos fazer uma matéria lá e que a restauração seja o mais próximo da realidade possivel.