CONSELHEIRO MATA: UM PARAÍSO ENCONDIDO EM MINAS GERAIS | UaiSôMochilando Blog


Depois de quilômetros abrindo porteiras e chacoalhando por estradas de terra você chega em Conselheiro Mata. 

De cara, ao ver aquela cidadezinha tranquila, com suas ruas de pedra e céu estrelado, devido a pouca iluminação, ficamos apaixonados...

Observando cada detalhe do caminho, segui direto para a pousada onde ficamos inicialmente, mal nos instalamos e já fomos conhecer a cidade. 

Na pousada fui orientado que não havia nada para fazer, que tudo estaria fechado, uma pena, pois não era verdade, haviam opções de lugares para comer e só descobri isso depois.

A cidade é bem pequena e pacata, mas mesmo assim você pode encontrar um restaurante a noite em uma das pousadas para comer algo. Aliás, isso é uma característica daqui: a maioria dos restaurantes são em pousadas.

Na primeira noite parei para uma porção na pousada, depois fui descansar. 

Às 23h00 já estava dormindo ao som dos grilos esperando o dia raiar.

CONSELHEIRO MATA

Terceira queda Cachoeira do Telesforo
Em uma cidade com 22 cachoeiras lugares para conhecer é o que não faltam, em nosso roteiro constam as principais atrações: Cachoeira das Fadas e Cachoeira do Telesforo.

Começamos com a trilha Três em uma: Isso mesmo! Uma trilha com acesso a três cachoeiras.


A distância percorrida para fazer as 3 cachoeiras desta trilha: 5,59 km.

Próximo a cidade, sendo possível ir até a pé, está uma das mais procuradas cachoeiras: Cachoeira das Fadas, e nesta mesma trilha, desviando apenas alguns metros você pode chegar a outras duas cachoeiras (Piscininha e Usina).

Cachoeira das Fadas.

Horário de funcionamento: Não há, pois não há controle de visitação.

Valor: Gratuita.


A Beleza da Cachoeira das Fadas.


Esta é a mais alta das cachoeiras da cidade. São 40 metros de queda d´água em um lugar totalmente escondido no meio da mata. Justamente por ficar no meio da floresta, ela fica boa parte do tempo na sombra, o que não é uma boa combinação, pois água de cachoeira já é gelada e sair sem um solzinho no lombo não é legal, não é mesmo? Mas a beleza cênica desta cachu compensa qualquer coisa.

Também gratuita e aberta ao publico, está área é na verdade um pequeno riacho que forma alguns poços e tem algumas pequenas quedas, que nem podem ser chamadas de cachoeiras. Não é nada demais para falar a verdade e você pode pular este passeio se quiser, a não ser que queira sossego e um lugar bem isolado...