727 DA VARIG VANDALIZADO | UaiSôMochilando Blog

Vandalismo: furtadas peças do Boeing 727 que será exposto em memorial da VARIG.



Um Boeing 727 que será exposto em um novo memorial da VARIG, no projeto VARIGVIVE, foi alvo de vandalismo ao ter roubadas peças de valor histórico inestimável.


A aeronave em questão é o Boeing 727-100 que voava sob a matrícula PP-VLD e que, como acompanhamos ao longo de 2020, foi arrematado em um leilão por um grupo de ex-funcionários da VARIG, que depois criaram o projeto VARIGVIVE que é liderado por Rubem Oscar Bürgel, que foi engenheiro de voo da empresa.

E é Rubem quem nos informa que o Boeing 727, que será recuperado e exposto no memorial em Nova Petrópolis, no Rio Grande do Sul, sofreu os recentes danos de vandalismo e furto de partes.

Segundo o engenheiro, dois elementos estacionaram seus veículos ao lado das três carretas onde estão a fuselagem, as empenagens e as asas do jato, aguardando autorizações de transporte das autarquias. Eles arrombaram as portas de acesso aos porões do Boeing 727 e adentraram no interior das cabines.

Os vândalos levaram uma das saídas de emergência que ficam sobre as asas e um painel do sistema elétrico.

Rubem comenta que todo o desenrolar do furto foi gravado e o vídeo mostra placas dos veículos e imagens dos sujeitos. As imagens foram apresentadas às autoridades para as providências cabíveis (furto qualificado).

“As correntes, e cadeados quebrados são desprezíveis, porém, as partes do Boeing são raras e possuem valores de grande monta, por pertencerem a um avião fabricado em 1972. Caso as peças substitutas ainda existam, terão de ser importadas dos Estados Unidos”, lamenta o engenheiro.