MOCHILANDO EM CASA - BELO HORIZONTE: PARTE II | UaiSôMochilando Blog

Por: Junior de Carvalho

O que fazer e onde ir em Belo Horizonte?



Sinceramente, é complicado não falar de alguns lugares que são pontos turísticos e que são de fácil acesso (e alguns até gratuitos) para qualquer mochileiro.

Falamos no post anterior do Parque das Mangabeiras (Click Aqui Para Ver O Vídeo), onde já estivemos como blog e fizemos o primeiro vídeo para o YouTube.

Existem mais três parques importantes de serem citados nesta sequencia de posts.

Parque Municipal


Lago artificial e vista do Hotel Belo Horizonte Othon Palace
Fundado em 26 de setembro de 1897, na época da construção da nova capital (Belo Horizonte) e  reestruturado em 1992, através da Administração Regional Centro-Sul, em convênio firmado com a Companhia Vale do Rio Doce, sendo que algumas obras ainda ficaram por ser concluídas (complementação do orquidário, etc).

O parque foi inaugurado junto com a cidade. Porém, com o tempo, o parque perdeu (infelizmente) mais que a metade de seu tamanho original.


Dentro desse parque há o Teatro Francisco Nunes, palco de grandes peças.

O parque fica cituado a Avenida Afonso Pena, 1377. No centro da capital.

Parque Jardim Zoológico de Belo Horizonte


O Zoológico sempre fascina crianças e adultos, o grande acervo de animais em cativeiro do zoológico cativa e gera e curiosidade em seus visitantes.

Ás margens da Lagoa da Pampulha, na Av. Otacílio Negrão de Lima, 8000, é um dos maiores zoológicos da América Latina.

Referencias importantes:


Em 2008 foi inaugurado nas dependências do zoológico, o jardim japonês, em comemoração ao centenário da imigração japonesa.

Em 5 de março de 2010, foi inaugurado nas dependências do Zoológico, o maior aquário temático de água doce do Brasil, e o primeiro a retratar exclusivamente a vida na Bacia do São Francisco.


Em 19 de agosto de 2011 o Zoológico recebeu duas gorilas fêmeas oriundas da Inglaterra, Kifta (11 anos) e Imbi (10 anos), para fazerem companhia ao gorila Idi Amim, então com 37 anos. O gorila, no entanto, faleceu no dia 7 de março de 2012, com a mesma idade.

Em Maio de 2012, o Zoológico recebeu mais quatro felinos: duas onças pardas, uma leoa e uma onça pintada. Os animais, provenientes de instituições de Montes Claros, Uberlândia e do Ceará.

Em Setembro de 2013, a instituição recebeu dois novos gorilas, um macho, Leon, de 14 anos, e uma fêmea, Lou Lou, de 9 anos. Vindos, respectivamente, dos zoológicos Loro Parque, em Tenerife (Espanha), e da Fundação Aspinall, da Inglaterra.

Em Fevereiro de 2014, foi anunciada a gravidez da gorila Lou Lou. Primeira gestação da espécie em cativeiro na América do Sul. e Imbi também foi confirmado sua gestação com previsão para Setembro de 2014 o nascimento

Em Agosto de 2014, nasceu o primeiro filhote de gorila da America do Sul nascido em cativeiro.


Parque Ecológico da Pampulha

Parque Ecológico Promotor Francisco Lins do Rego




Nos dias de folga, muitos moradores de Belo Horizonte escolhem o Parque Ecológico Promotor Francisco Lins do Rego, na orla da Lagoa da Pampulha, como alternativa de lazer, esporte ou descanso ao ar livre.


Implantado na Ilha da Ressaca, formada pelo acúmulo de resíduos sedimentares depositados ao longo dos anos na lagoa, o parque tem o ambiente ideal para quem busca, sozinho ou com a família, espaço para soltar pipas, fazer uma caminhada na pista de cooper, andar de bicicletas (própria ou de aluguel) ou brincar no playground de madeira. 

Debaixo da sombra das árvores, a boa pedida é fazer um piquenique bem em frente ao espelho d´água artificial. 

O parque conta também com um coreto, onde ocorrem apresentações culturais de graça.


 Amanhã falaremos um pouco sobre onde se hospedar....