NOS BASTIDORES DE UMA COMPANHIA AÉREA | UaiSôMochilando Blog

Por: Junior de Carvalho




Nos bastidores de uma companhia aérea.

Milhões de pessoas viajam o tempo todo pelo mundo utilizando o meio de transporte mais seguro depois do elevador. Centenas de companhias aéreas, diversos modelos de aeronaves, pequenos e grandes terminais. 



Na maioria das vezes o passageiro que embarca num avião já tem seu pensamento no destino, no seu compromisso, na sua viagem de lazer. Alguns adoram voar, outros tem verdadeiro pavor e outros "ambos". 
Uma coisa é comum a todos os viajantes e mochileiros, a aviação é um segmento repleto de mistérios para os que não são da área, mas fascina a todos.


Ao sentar numa poltrona de um Boeing 737, por exemplo,  o passageiro pode até não saber, mas já moveu centenas de pessoas, em diversos setores, espalhadas em algumas cidades.

Neste post vamos falar acerca disto tudo. Vamos embarca nos bastidores das companhias aéreas do Brasil e mostrar o que acontece nos quando viajamos e a movimentação dos bastidores.

No momento em que uma pessoa (ou uma família) inicia uma viagem, seja por qualquer motivo, mobiliza muitas pessoas, gerando emprego e renda.



Antes de considerar a própria companhia aérea, podemos destacar os demais serviços:

- Táxi ou Ônibus
- Carregadores de Bagagem
- Conservadora (Limpeza dos Aeroportos)
- Lanchonetes

Tudo isso até o momento em que a pessoa entra na fila do check-in, aí começa o momento na própria companhia aérea.


São diversos atendentes na própria plataforma, sem contar o pessoal da parte de TI que cuida do autoatendimento, que diminui filas e agiliza todo o processo do check-in, além dos funcionários da triagem de bagagem, os auxiliares de pista (que levam a bagagem até ser colocada dentro da aeronave), os atendentes de embarque (que verificam as passagens, passageiros), o pessoa da PF que verifica se o passageiro não está portando algo irregular para o embarque.... uffa... 



Finalmente dentro do avião: Comandante e 1º oficial de voo (Piloto e copiloto), comissários de bordo..., mas não acabou...

Durante o embarque, o push-back (quando o avião é empurrado para trás) o taxiamento (se encaminhando para a pista), funcionários da companhia acompanham o voo, além é claro dos controladores de voo, que estão em constante contato com os pilotos e orientando acerca de como será o voo até o pouso, a equipe de recepção no aeroporto no momento do desembarque e em voos internacionais o pessoal da alfandega...


... não podemos deixando de citar a parte de segurança, a manutenção dos aviões, parte de pneus nos trens de pouso e mecânica, revisão de fuselagem,  tudo isso sem contar logística da empresa, marketing de vendas, agencias de turismo etc.



Então toda a vez em que você marcar uma viagem, não fique chateado com o valor; pense em como você vai curtir o teu passeio e quantas pessoas se beneficiaram em estar empregadas devido a este mercado.