QUADRADO DE TRANCOSO - PORTO SEGURO - BA

O QUE FAZER NO LUGAR MAIS FAMOSO DA REGIÃO


O Quadrado de Trancoso é um dos lugares mais famosos e badalados da Bahia. Quando o povoado deixou o anonimato e foi descoberto por hippies, nos anos 70, o Quadrado era apenas o local em que ficava a igreja da região cercada de casinhas de moradores.


QUADRADO DE TRANCOSO: 

O QUE FAZER

Mesmo quase 50 anos depois de ter ficado conhecido nacionalmente, o Quadrado de Trancoso continua tendo como suas principais atrações a Igreja, com todo o mar de fundo, e as casinhas coloridas. A grande diferença é que praticamente todas as casas deixaram de servir de moradia e passaram a ser lojas de marcas famosas e restaurantes.

Durante o dia, o Quadrado de Trancoso não é tão badalado, mas vale a visita para ver todo o colorido das casas, além de entrar na igreja e tirar fotos da vista maravilhosa que temos lá de cima. 

Já à noite o clima muda, os restaurantes colocam velas e luzes charmosas nas mesas de fora e não é raro ver mulheres com salto e homens de camisa, o que pra mim é um certo exagero, já que estamos na praia. Andar de salto para tropeçar na areia ou usar camisa para ficar suando não dá, né? Ainda mais pra quem está curtindo dias de descanso, mas cada um faz o que quer.

IGREJA DE SÃO JOÃO BATISTA

A pequena Igreja de São João Batista, construída em 1656, é ainda a grande atração do Quadrado de Trancoso. Como está de costas para o mar, tem uma paisagem maravilhosa ao fundo. Por ser tão charmosa, muitos casamentos acontecem lá, mas é preciso agendar com bastante antecedência.


MIRANTE

Bem atrás da igreja, está um mirante que tem uma visão privilegiada de algumas das principais praias de Trancoso: Nativos e Coqueiros. É lindo.




ARTESANATO

O Quadrado de Trancoso é um excelente local para quem gosta de artesanato. São várias barraquinhas, além de lojas como a Calazans, com cerâmicas e produtos feitos por artistas locais.