POR ONDE ANDA O LENDÁRIO PP-SMA
Por: Junior de Carvalho
APELIDO "BREGUINHA"
E ONDE ELE ESTÁ?
No post de hoje, vamos falar novamente sobre um pioneiro, uma verdadeira lenda, mas que está esquecido e abandonado, assim como seus irmãos e hoje repousa em um lote vago em Vespasiano-MG.
Sua história começou em 21 de abril de 1969, quando ele, o PP-SMA, fez um vôo rasante no Aeroporto de São Paulo-Congonhas, junto com os outros Boeing 737-200, o PP-SMB, o PP-SMC e o PP-SMD (este último foi vendido pela companhia em 1974). O evento fez parte das comemorações do feriado de Tiradentes.
Ele é um Boeing 737-2A1 Número de Construção (Construction Number) 20092 da Linha (Line Number) 161 na Boeing, e possuía toda tecnologia que se podia esperar de um avião para sua época.
Este modelo de aeronave foi a espinha dorsal da VASP, que contou com 22 aviões do tipo até sua falência em 2005.
APELIDO "BREGUINHA"
Devido a sua defasagem após a chegada do Boeing 737-300 ao Brasil, o Boeing 737-200 ficou com o apelido de Brega, pois na época a Rede Globo exibia a novela Brega e Chique, enquanto o 737-300 ficou com o apelido de Chique. Para o 300 o apelido não pegou, mas para o 200 pegou e continuou carinhosamente sendo chamado de Breguinha, até os dias de hoje. O 737-300 ficou conhecido com "baby-boeing", devido a sua comparação com o 767.
E ONDE ELE ESTÁ?
Após a suspensão de operações em 2004, a aeronave foi estacionada em uma área remota no Aeroporto de Confins localizado na região metropolitana de Belo Horizonte, em Minas Gerais. Foram retiradas pintura, logotipo e motores (incluindo suas carenagens) e apenas a bandeira do Brasil na porta, e a matrícula PP-SMA foram mantidas na aeronave.
![]() |
O PP-SMA abandonado no Aeroporto de Confins, antes dos Leilões. |
Enquanto ocorria o processo legal de falência e leilão dos bens da VASP, o PP-SMA continuava em Confins, sem qualquer esperança de ser levado a um museu ou, no pior caso, ser desmontado e sucateado.
Havia uma especulação de que estava prestes a fazer parte do Museu da TAM. Sem dúvida seria um belo descanso para um veterano de valor inestimável para a aviação Brasileira, mas, após o leilão, em meados de 2015, após ser adquirido e está abandonado em uma lote em uma estrada próximo ao aeroporto de Confins. Lote Particular.