MARIANA MG - CACHOEIRA DO BRUMADO

Por: Júnior de Carvalho


Uma cachoeira pública, com excelente estrutura para turismo e uma ótima queda dágua. Esta é a Cachoeira do Brumado, situada em Mariana - MG.

A primeira vez que estive nesta cachoeira foi em 1996, excursão escolar para fins de arrecadação de recursos pra formatura de primeiro grau (antigamente era 8ª série).

Hoje em dia a estrutura está um pouco melhor, principalmente a parte do parque de estacionamento de veículos, há sempre um grande volume de excursões, principalmente no domingo.

Chegamos relativamente tarde, mas conseguimos um bom lugar na estrutura atual. Embora eu não consigo comer em qualquer lugar há algumas opções interessantes.

Ficamos no gramado ao lado direito de quem está de frente para a cachoeira, como se fosse uma praia, e curtimos o visual. Tivemos a ingrata surpresa de que a cachoeira está interditada para banho, o que explicava estar sem visitantes e banhistas..

Infelizmente, como em toda cachoeira pública há a presença de todo tipo de gente e nos deparamos com alcoolistas e usuários de drogas pelas trilhas, portanto tomem cuidado.

Quando a questão de poluição da agua estiver resolvida, a cachoeira será uma excelente cachoeira para se  aproveitar em uma tarde de calor e sol, tomando os devidos cuidados é um lugar onde será possível se divertir muito, tem boa estrutura, embora eu não confie muito no tipo de bares e restaurante que há no local, mas tem muitas opções e o mais importante  a queda é muito legal.


Sem poder aproveitar a cachoeira, voltamos para Mariana, pois a aventura ainda não havia acabado.