AVIÃO, CARRO OU ÔNIBUS; QUAL A MELHOR OPÇÃO PARA ECONOMIZAR!?

Qual meio de transporte fica mais em conta na hora de viajar?



Quando o assunto é viagem, há quem prefira a praticidade e rapidez de um avião e outros que não trocam a estrada por nada, considerando o caminho percorrido como parte importante da viagem. Há ainda quem tenha fobia de avião e escolha viajar de ônibus, por exemplo. Entre outras formas alternativas de transporte.



Preferências à parte, qual será a forma mais barata de viajar? De avião? De carro? De ônibus?

A resposta depende, é claro, dos seus planos. Além da distância e do número de viajantes, são diversos os fatores a se considerar, para fazer os cálculos e descobrir o que realmente vale mais a pena. Veja só:

– VIAGEM DE AVIÃO

Para fazer uma previsão de gastos, considere o valor das passagens e também das taxas (o preço final nunca é igual ao que aparece na hora da busca na Internet, exatamente porque vem acrescido das taxas).

Não deixe de considerar também o gasto que terá com transporte no destino de viagem. Dependendo das distâncias que pretende percorrer no destino, pode valer mais a pena ir de carro do que alugar um carro no local, por exemplo.

Para economizar, planeje-se para comprar as passagens com antecedência e procure por promoções (as companhias aéreas têm feito isso com frequência).

Outra dica de economia pouco comentada é ficar atento ao dia do embarque: confira seus documentos antes de sair de casa, chegue com a antecedência necessária ao aeroporto (em geral, 1h para voos nacionais e 2h para voos internacionais) e guarde todos os documentos e comprovantes da cia. aérea.

Viajar de avião costuma valer a pena: para longas distâncias; quando há promoções de passagens; ou quando se viaja sozinho.

– VIAGEM DE CARRO

Para fazer uma previsão de gastos, considere o preço médio do combustível, o consumo médio do carro por km percorrido e a distância até o destino. A boa notícia é que, para viagens nacionais, você nem precisa se dar ao trabalho de fazer esse cálculo. No site Viaje aqui.trocar-rota você pode simular o trajeto no mapa, bem como os gastos com combustível e com pedágios.

Para economizar, garanta que o veículo está em boas condições para a viagem. 

Faça uma revisão completa previamente e, antes da partida, não deixe de calibrar os pneus, conferir nível de água e de óleo, assim como todos os itens de segurança.

Se for pernoitar no caminho, planeje com antecedência a hospedagem para não acabar tendo que pagar mais caro.

Viajar de carro costuma valer a pena: para quem viaja acompanhado e vai dividir os custos; para distâncias curtas; para viagens com várias paradas (destinos); ou para quem precisa levar muita bagagem.

– VIAGEM DE ÔNIBUS

Para fazer uma previsão de gastos, considere o valor da passagem conforme o tipo de ônibus escolhido para a viagem (convencional, executivo, leito, etc.).

Nesse caso, não esqueça de considerar também o valor que deverá gastar com transporte no local de destino, conforme as distâncias que pretende percorrer (locais que pretende visitar).

Para economizar, leve alguns lanches leves com você, para não ficar refém dos restaurantes nos tempos de parada. Aproveite esses momentos para esticar as pernas, ir ao banheiro e relaxar um pouco.

Para quem viaja em grandes grupos, também existe a possibilidade de fretar um ônibus (ou uma van para grupos médios). Rateando as despesas entre todos, essa pode ser uma alternativa econômica para viajar.

Viajar de ônibus costuma valer a pena: para curtas e médias distâncias, quem não tem carro e/ou em grandes grupos.