12ª EDIÇÃO DO BEM TEMPERADO EM IGARAPÉ



Em sua 12ª edição, o Festival de Culinária e Cultura Igarapé Bem Temperado, busca, mais um ano, valorizar a identidade cultural e gastronômica local na cidade de Igarapé.





Na praça da cidade será montada uma estrutura com estandes para as Mestras e cozinheiras, onde, além da parte gastronômica, também acontecem shows, palestras, workshops, debates e seminários que ajudam a incentivar e capacitar ainda mais os profissionais de cultura e gastronomia de local.

Programação:



14 de julho (quinta-feira) 

18h Abertura – Exibição de vídeos sobre a tradição culinária das mestras e lançamento do livro Igarapé Bem Temperado.
19h30 Mestra Altivina Fonseca, homenageada do ano, apresenta sua tradicional Sopa de Mulher P...arida e conta suas histórias acompanhada pelo renomado chef Eduardo Avelar. Espaço Cozinha Show Memória Culinária.
22h Show com Celeiro de Minas. Grupo formado por jovens músicos de Igarapé liderado pela cantora Wingret Gleice. Repertório com música caipira de raiz interpretando clássicos antigos do gênero. - Palco central
23h30 Encerramento das atividades do primeiro dia.

15 de Julho (sexta feira) 

18h30 Exibição de vídeos sobre a tradição culinária das mestras. Espaço Cozinha Show Memória Culinária..
19h30 Apresentação de receita com degustação em forno e fogão a lenha com mestras de culinária do IBT e chefs convidados. Espaço Cozinha Show Memória Culinária.
22h Show com Aline Calixto e Trio. Uma das grandes revelações do samba nos últimos anos. Nasceu no Rio de Janeiro, ainda criança veio viver em Minas Gerais. Com sua bela voz canta samba carioca com um tempero especial de mineiridade. Palco central
23h Encerramento das atividades do segundo dia.

16 de Julho (sábado)

11h – Oficina de culinária para crianças com a chef Gilmara Campos. Graduada em gastronomia pela faculdade Estácio de Sá, Gilmara é especialista em massas artesanais, Atualmente realiza eventos gastronômicos em seu espaço culinário em Brumadinho e ministra oficinas de culinária infantil na região. Espaço Cozinha Show Memória Culinária.
15h - Apresentação de receita com degustação em forno e fogão a lenha com mestras de culinária do IBT e chefs convidados. Espaço Cozinha Show Memória Culinária.
19h – Apresentação de receita com degustação em forno e fogão a lenha com mestras de culinária do IBT e chefs convidados. Espaço Cozinha Show Memória Culinária.
22h – Show com o Grupo Copo Lagoinha. Clássicos do samba e do choro reinterpretados por um grupo de músicos de Belo Horizonte. Relembrando grandes compositores como Cartola, Noel Rosa, Geraldo Pereira, Nelson Cavaquinho, Chico Buarque entre outros. Palco central.
23h30 - encerramento das atividades do terceiro dia.

17 de Julho (domingo): 

10h – Apresentação de receita com degustação em forno e fogão a lenha com mestras de culinária do IBT e chefs convidados. Espaço Cozinha Show Memória Culinária.
13h – Apresentação de receita com degustação em forno e fogão a lenha com mestras de culinária do IBT e chefs convidados. Espaço Cozinha Show Memória Culinária
15h - – Workshop/degustação com o chef convidado Flávio Trombino. Receita: Spätlze de cansanção e taioba ao molho de linguiça caipira. Flávio é proprietário do Restaurante Xapuri, Belo Horizonte/MG. Pesquisador da cozinha mineira com participação em eventos de gastronomia no Brasil e Exterior. Espaço Cozinha Show Memória Culinária
16h – Show com o Grupo Diadorim. Formado por Luiz Flávio Gim, Miriene Angélica, Elias Pereira e André Dias, o grupo igarapeense toca baião, forró, reggae, samba e maracatu, além das poesias de cordel fazendo vinhetas no repertório. Palco central.
18h – Encerramento do 12º Igarapé Bem Temperado.