MOCHILANDO - ESTRADA REAL - MG

Estrada Real



No período colonial, a região que hoje é o estado de Minas Gerais destacou-se na extração de ouro e diamante. Muitos foram os tropeiros que se aventuraram por essas terras em busca dos melhores caminhos para escoar estas riquezas até os portos. Imagine a quantidades de rotas desbravadas! Foi então que a Coroa Portuguesa determinou: o ouro e o diamante extraídos deveriam deixar as terras mineiras apenas por trilhas oficializadas pela realeza portuguesa, nossos colonizadores nesse período. Esses caminhos receberam o nome de Estrada Real.


Os quatro caminhos da Estrada Real são: Caminho dos Diamantes, Caminho Velho, Caminho Novo e Caminho do Sabarabuçu, que totalizam 1.600 km de extensão. Hoje, esses percursos são importantes atrações turísticas do Brasil, com programas imperdíveis para quem gosta de ecoturismo, esportes radicais, artesanato, história, cultura, culinária e belas paisagens para fotografar à vontade. Quer saber mais sobre esses caminhos? Confira as nossas dicas!

Caminho dos Diamantes


Diamantina e Ouro Preto são cidades que fazem parte desse percurso de 395 km, dividido em 18 trechos. Em Diamantina você pode conhecer a Igreja de São Francisco de Assis e admirar o estilo rococó, o Museu do Diamante, com amostras de pedras e acervo de arte sacra, além da maior manifestação musical da cidade, a Vesperata, que reúne multidões nas ruas do centro histórico.

Já em Ouro Preto, prepare-se para subir e descer muitas ladeiras, o que não é problema para grande parte da população, que são jovens universitários. A cidade reserva muitas surpresas, como o Museu da Inconfidência, a Feira do Largo de Coimbra, onde artesãos comercializam suas esculturas de pedra-sabão, e a igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, onde está o Museu Aleijadinho.

Caminho Velho


São João del-Rei e Tiradentes estão na rota do Caminho Velho, que possui 710 km, divididos em 27 trechos. Uma das cidades que mais se desenvolveu, São João del-Rei oferece uma comida tipicamente mineira: feijão tropeiro, galinha caipira com quiabo, torresmo, couve, sem falar dos doces caseiros que costumam acompanhar o queijo branco. Uma atração cultural da cidade é o Memorial Tancredo Neves, que conta a história do estado de Minas Gerais e do nosso ex-presidente.

Tiradentes é um polo cultural e sedia concorridos eventos, como o Festival de Cultura e Gastronomia e a Mostra de Cinema. Além disso, encanta os turistas com suas ruas charmosas e pela criatividade dos artesãos, que desenvolvem obras a partir de diversos materiais como ferro, estanho, madeira e papel machê.

Caminho Novo


Juiz de Fora e Barbacena fazem parte dessa rota, que totaliza 515 km e é dividida em 18 trechos. Com diversas instituições de ensino de qualidade, Juiz de Fora atrai muitas pessoas dos arredores. A vida noturna da cidade é badalada, por isto, se você gosta de bater papo e comer um petisco, aproveite as atrações da noite local com os companheiros de viagem para fazer novas amizades.

Com um clima agradável, Barbacena é conhecida por suas rosas e árvores frutíferas que enfeitam as ruas da cidade. A Festa das Rosas, que acontece em outubro, é a atração mais conhecida de Barbacena e atrai muitos visitantes com uma programação diversificada e divertida.

Caminho Sabarabuçu


Esse é o menor caminho da Estrada Real. Com 160 km de percurso, divididos em seis trechos, abrange as cidades de Sabará e Caeté, entre outras. Se você gosta de festas regionais, Sabará é o lugar certo. Durante todo o ano a cidade promove festas típicas como Folia de Reis, Festival da Jabuticaba e Festa de Nossa Senhora da Conceição.

Já em Caeté você pode curtir a natureza refrescando-se na Cachoeira de Santo Antônio, pode conhecer o Museu da Cachaça e visitar diversas igrejas históricas localizadas na região.

Ficou com vontade de colocar uma mochila nas costas e repetir os caminhos percorridos pelos tropeiros do período colonial? Então aproveite! Minas Gerais, suas belas paisagens, seu povo acolhedor e irresistível culinária te esperam. Mas se você não pode satisfazer tão rápido esse desejo, nós levamos as delícias de Minas Gerais até você. E aí, vai resistir? Conheça nossos planos e receba em casa as delícias da região.