O QUE É SER MOCHILEIRO?

Por: Junior de Carvalho


Mochilagem é a denominação usada para descrever formas de viajar de forma independente e econômica e Mochileiro é aquele que pratica a mochilagem.
A Associação dos Mochileiros e Aventureiros do Brasil estabelece o mochileiro como um grupo de viajantes alternativos de todas as idades, nacionalidades e classe sociais possíveis, que amam sair de suas casaspara viajar, conhecer novos lugares e pessoas de culturas diferentes, através de uma forma totalmente aventureira e enriquecedora.

Esses viajantes querem ter independência para escolher quais os atrativos a serem visitados, o tempo de permanência em cada local, os meios de locomoção a serem utilizados, os locais de hospedagem e o percurso a ser seguido. Não estão preocupados com luxo e conforto, mas sim com segurança, higiene e praticidade.

Seus recursos financeiros privilegiam despesas reduzidas em hospedagem mais em conta, transporte e alimentação mas barata, em benefício de atividades que lhes proporcionem prazer ou prolongamento do período de viagem.

Uma pesquisa realizada em 2001 na Austrália, país onde a cultura mochileira é muito forte, confirmou estas características e apresentou as razões que levaram os turistas a escolher esse estilo de viagem: aspecto econômico, oportunidade de conhecer outras pessoas, experiência mais realista e melhor do país, prolongamento do tempo de viagem, independência, flexibilidade, experiência prévia como mochileiro e aversão aos pacotes turísticos comerciais.

- A Cultura Mochileira -

A cultura mochileira originou-se da Geração Beatnik, nascida nos Estados Unidos. Formada por escritores e artistas, os quais constituíram um dos mais significativos movimentos literários do século XX, introduziram a palavra liberdade à sociedade americana das décadas de 50 e 60. Os beatniks não se identificavam com os soldados nem com os jovens empresários da época da 2ª Guerra Mundial. Não acreditavam em empregos normais, lutavam para sobreviver e viajavam como pudessem. 

O escritor norte-americano Jack Kerouac é o ícone da Cultura Beatnik e autor do livro On the road, bestseller que influenciou várias gerações a “caírem na estrada”.

Os australianos Tony e Maureen Wheeler também contribuíram para que milhões de jovens colocassem suas mochilas nas costas e saíssem para conhecer o mundo. Recém casados, eles saíram para uma viagem pela Ásia, ao melhor estilo "On the Road", a qual escreveram um livro a respeito.

Nascia ali o guia Lonely Planet que, desde os anos 70, influencia jovens australianos, americanos e principalmente europeus, em especial britânicos, a se aventurarem pelo planeta.

A Austrália, por sua vez, se beneficiou com o feito e se transformou no berço do Turismo Backpacker, sendo o país que mais recebe mochileiros no mundo, tendo gerado mais de US$ 4 bilhões nos anos de 1997, 1998 e 1999.


Fonte: Wikipédia