CAPITÓLIO MG


Nesta quarta-feira, vamos postar um lugar incrível, Capitólio MG. A beleza deste lugar, agrega prazer, em meio a paisagens lindas e uma mistura de ambiente de represa com ambiente de praia.

BALNEÁRIO ESCARPAS DO LAGO




Começando por Escarpas, que é um Bairro de Capitólio. Este local fica a aproximadamente 7 km do centro da cidade, foi idealizado pelo empreendedor Marcos Valle Mendes.

As primeiras casas foram construídas por volta de 1978. A partir daí, iniciou-se a atividade turística em Capitólio.

O Balneário possui mais de 800 casas de segunda residência, gerando renda, emprego e negócios para o Município.

O Mar de Minas, como é conhecido o Lago de Furnas, está situado na região de Capitólio, sendo a maior extensão de água de Minas Gerais. Um dos maiores e mais limpos lagos artificiais do mundo, pode ser visitado em passeios de lancha, escuna e chalana.

Na região pode-se encontrar imensos canyons , cachoeiras e paisagens de encher os olhos.


O LAGO DE FURNAS

Criado para a instalação da Usina Hidrelétrica de Furnas, O mar de Minas, como é conhecido por aqui, compreende 34 municípios, entre eles Capitólio, considerada a “Capital do Lago de Furnas”.

Um dos maiores lagos artificiais do mundo, com 1.440km² que surpreende a todos pela beleza. O Mar de Minas, foi com toda certeza um propulsor da economia local. Um gigante da diversidade ambiental, das cachoeiras, piscinas naturais e paredões, que formam belíssimos cartões postais em toda a sua extensão.

A Usina Hidrelétrica de Furnas, origem do Mar de Minas, localizada entre as cidades de São José da Barra e São João Batista do Glória, foi a 1ª hidrelétrica de grande porte do Brasil, fundada em 1963. Hoje, o Lago de Furnas atrai navegantes, pescadores e visitantes de todo o mundo para a prática de esportes náuticos e turismo.

CANYONS


Imagine-se aventurar entre enormes fendas e paredões com mais de 20 metros de altura à procura do desconhecido, à procura dos canyons. 


De repente, as fendas e os paredões se abrem e dão espaço a um cenário maravilhoso: cachoeiras com sucessivas quedas. Um lugar encantador e de beleza rara.

Neste local a natureza caprichou na sua magnitude. O acesso aos Canyons é pelo Lago de Furnas, por meio de lanchas, chalana e escuna.

O passeio é muito tranquilo, leva você ao encontro da natureza; trazendo sentimentos fortes devido a grandeza da beleza local.

IGREJA MATRIZ



De arquitetura contemporânea, demonstra traços graciosos e simples em seu interior. Fundada em 1947, teve modificado seu altar por ocasião dos 50 anos.

A Igreja possui, em seu interior, doze colunas, quadros e pinturas retratando a vida de Jesus.


MORRO DO CHAPÉU




Um dos pontos mais altos da cidade, com altura de 1.293m. Seu topo é formado por um planalto com vegetação rasteira, com varias espécies de flores silvestres, diversas nascentes de água límpida correndo em pedra e lajeados, formando verdadeiras cachoeiras.

Sua fauna é rica em lobos, tatus e tamanduás. Entre as aves, destacam-se os inhambus e as codornas.

De seu topo tem uma visão privilegiada de grande extensão do Lago de Furnas, do Município de Capitólio, Guapé, Alpinópolis e São José da Barra, vale a pena conferir.

CACHOEIRA DO LOBO




Possui completa estrutura para receber o turista, além de uma belíssima cachoeira.

Esta cachoeira está localizada no Município de Guapé, mas o acesso é mais fácil passando por Capitólio, a 14km do centro, sendo 6km de estrada de terra.

PRAIA ARTIFICIAL



A Praia Artificial Municipal Domingos Gonçalves Machado foi fundada em 1988. Localiza-se no perímetro urbano, no final da Rua São Sebastião. É banhada pelo Rio Piumhi e possui 24.895,12m². No local contem quadras poliesportivas, calçadão para caminhadas e ampla área para realização de grandes eventos.

De fato é melhor do que muitas praias.