MOCHILANDO EM CASA - BELO HORIZONTE: PARTE I | UaiSôMochilando Blog

Por: Junior de Carvalho

O que fazer em Belo Horizonte? 

  


Vamos começar dizendo que somos de BH e por isto a proposta de falar um pouco sobre onde mochilar por aqui, ou seja, "em casa".

As pessoas pensam, quando falamos em mochilar, que temos de viajar. Claro que não! Um passeio por perto de casa também é uma forma de mochilar. Por isso  convido você a mochilar pela "Capital do mais Belo Horizonte"...

Comecemos pelo Parque das Mangabeiras, lógico..., um parque construído nas montanhas da serra e que mostra o motivo do nome desta terra. 

Do mirante, é possível ver a cidade, uma imagem inesquecível, foi lá que gravamos o primeiro vídeo para o YouTube (mesmo quando nem pensávamos em ter o canal no YouTube UaiSôMochilando Blog).



O segundo lugar turístico, do qual vamos falar, aqui de BH é o Palácio da Artes. 

Vinculado à Fundação Clóvis Salgado, é o maior centro de produção, formação e difusão cultural de Minas Gerais e um dos maiores da América Latina.


A Fundação dispõe de recursos cênicos e acústicos de elevado padrão técnico para a montagem de óperas, peças teatrais, concertos de orquestra, espetáculos de dança e shows de música popular, além de salas adequadas e confortáveis para exposições, exibição de filmes, lançamento de livros, palestras, congressos e seminários. 

O Palácio das Artes está localizado na Avenida Afonso Pena, nº 1537. Na região central da cidade.
                   

 A Lagoa da Pampulha


A lagoa é situada na região da Pampulha e faz parte de um complexo com outras atrações turísticas. 

Foi projetada por Oscar Niemeyer durante a gestão de Juscelino Kubitschek à frente da prefeitura de Belo Horizonte.
   
A construção da Pampulha, apesar de não ter sido ideia original de Juscelino Kubitschek, mas do prefeito anterior, Otacílio Negrão de Lima, ultrapassou o projeto inicial ao adquirir maior suntuosidade: um complexo arquitetônico, criado por Oscar Niemeyer, que se tornou marco artístico internacional, demonstrando a capacidade de JK de conciliar ideias antigas com seu dinamismo e espírito empreendedor. 

O entretenimento era incorporado ao cotidiano da cidade, que, ao frequentar o Cassino e a Casa do Baile, desfrutava de ambiente luxuoso. 

A lagoa da Pampulha também é palco de grandes eventos esportivos como a Volta Internacional da Pampulha, entre outras competições nacionais e internacionais.
    
Entre outras atrações turísticas, no entorno da lagoa, estão o Parque Promotor Lins do Rego, o Jardim Botânico, o Jardim Zoológico de Belo Horizonte, O Estádio Governador Magalhães Pinto (Mineirão), o Ginásio Mineirinho, o Parque Guanabara, a Igreja de São Francisco e o Museu de Arte da Pampulha, entre muitos outros pontos turísticos, além de lindas casas.

Algumas destas atrações serão citadas em nosso próximo post...