VISITAMOS O PARQUE FAZENDA LAGOA DO NADO | Conhecendo Parques

Por: Leidiane Magalhães




A Lagoa do Nado foi criada em 1994, possui uma lagoa de 22 mil metros quadrados, formado pelo represamento de 3 nascentes: pelo córrego do Nado que é um afluente do córrego Vilarinho que deságua no Ribeirão da Onça unindo-se ao rio das Velhas integrante do rio São Francisco.





Com uma infraestrutura composta por biblioteca, sala multimeios, teatro de bolso, teatro de arena, quadras poliesportivas, campo de futebol, pista para caminhadas, pista de skate no estilo “Street”, playground e viveiro de mudas, o parque realiza diversas atividades de educação ambiental, cultura e esporte com o apoio da Fundação Municipal de Cultura e da Secretaria Municipal de Esportes. 



No final do século XIX os tropeiros e mercadores vindos da Bahia e do Norte de Minas utilizavam Venda Nova como descanso, aproveitavam para lavarem suas roupas e banhavam-se às margens de um riacho e deram o nome de córrego do Nado.




A propriedade era da família do ex-prefeito Américo René Giannett, foi sendo abandonada pela família com a urbanização, até que nos anos 70 começou a ser usada por crianças e jovens da região para lazer. Em 1984 foi autorizada a compra do terreno pela prefeitura.




Após a vitória da comunidade, o espaço tornou-se uma área pública, dando lugar a um parque e a um centro cultural, localizado na antiga casa da fazenda, em dezembro de 1992.










Horário de funcionamento: Terça-Feira a Domingo, 07 às 18 horas

Localização: Rua Desembargador Lincoln Prates, 240, Bairro Itapoã. 

Informações: 3277-7883 / 3277-7321.

Entrada gratuita.







Nota Irônica: se quiser gravar um vídeo visitando o parque "avise mandando e-mail"